Ibovespa fecha em queda com receio fiscal e rumores sobre Fazenda

Publicado em 16/11/2022 18:46

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte queda nesta quarta-feira pós-feriado, mais uma vez pressionado por preocupações sobre o potencial desfecho envolvendo a PEC da Transição e rumores ligados à equipe econômica do governo eleito.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,58%, a 110.243,33 pontos. No pior momento, chegou a 109.512,22 pontos (-3,49%).

O giro financeiro foi elevado, somando 51 bilhões de reais, em dia marcado pelo vencimento de opções sobre o Ibovespa. Na sexta-feira, expiram contratos de opções sobre ações.

Na visão do analista Leonardo Santana, da casa de análise Top Gain, prevaleceu o viés negativo no exterior, mas os negócios também refletiram riscos internos, principalmente a perspectiva de romper o teto dos gastos já no começo do ano.

O mercado espera pelo texto da chamada PEC da Transição, que aumenta o espaço para gastos públicos no próximo ano e deve ser apresentado oficialmente nesta quarta-feira.

Uma das possibilidades discutidas é a de criar uma exceção por quatro anos no teto de gastos para pagamento do Bolsa Família no valor de 600 reais a partir de 2023. Em outra, a previsão é ficar fora do teto permanentemente.

O mercado também espera pela definição do ministro da Fazenda do governo eleito, com os nomes que têm sido ventilados após a eleição - como o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad - repercutindo negativamente.

Fontes ouvidas pela Reuters afirmaram que a decisão final sobre a Fazenda não foi tomada, mas que Haddad está sendo visto como favorito de Lula. O presidente-eleito, porém, tem mandado avisar que só pretende anunciar nomes em dezembro.

Para o gestor Werner Roger, sócio-fundador da Trígono Capital, preocupam as promessas de cunho social sem definir a fonte de recursos, enquanto também há falta de definição da equipe econômica de Lula.

No exterior, o S&P 500 caiu após uma perspectiva sombria da Target alimentar novas preocupações sobre varejistas pouco antes da crucial temporada de fim de ano, enquanto ações de semicondutores recuaram após o corte de oferta da Micron.

DESTAQUES

- AMERICANAS ON caiu 9,81%, a 11,31 reais, em sessão de correção em e-commerce, após uma sessão positiva na última segunda-feira. MAGAZINE LUIZA ON recuou 8,01% e VIA ON fechou com declínio de 6,69%.

- LOCALIZA ON recuou 7,34%, a 60,59 reais, após divulgar no final da segunda-feira lucro abaixo do esperado no mercado. Em comentários nesta quarta, executivos sinalizaram manter foco em rejuvenescimento de frota e que seguem estudando pesados.

- MINERVA ON perdeu 9,27%, a 13,51 reais, na ponta de baixa do índice, com pares também no vermelho. MARFRIG ON recuou 6,8% e JBS ON caiu 4,57%.

- EMBRAER ON disparou 9,94%, a 14,38 reais, reagindo com força ao tombo de mais de 6% no pregão anterior, na sequência da divulgação do balanço do terceiro trimestre.

- VALE ON cedeu 1,04%, a 82,44 reais, após subir a 84,77 reais mais cedo. Na China, o contrato de minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange encerrou o comércio diurno com alta de 2,2%.

- PETROBRAS PN recuou 1,99%, a 27,15 reais, em meio ao declínio dos preços do petróleo Brent e ainda vulnerável a expectativas sobre o próximo governo e os reflexos na estratégia da petrolífera de controle estatal.

- ITAÚ UNIBANCO PN caiu 1,43%, a 26,27 reais, e BRADESCO PN subiu 0,33%, a 15,21 reais, com BTG PACTUAL UNIT respondendo pelo pior desempenho entre os bancos do Ibovespa, com queda de 5,25%.

- NU cedei 2,65%, a 4,78 dólares, em Nova York, mesmo após reportar no final da segunda-feira resultado acima das expectativas, com aumento na base de clientes e nas receitas, enquanto as despesas ficaram estáveis.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024