Reuters: Advogado de Lula, Janones, Marina Silva, senadores e governadores farão parte da transição

Publicado em 16/11/2022 15:08

Por Bernardo Caram e Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O advogado Cristiano Zanin, que defendeu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na operação Lava Jato, a ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva, o deputado federal André Janones, além de ex-ministros de governos petistas, governadores e senadores estão entre os nomes anunciados nesta quarta-feira pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin para integrarem a transição de governo.

Zanin será um dos integrantes do grupo voltado aos temas da Justiça e Segurança Pública ao lado, entre outros, do senador Omar Aziz (PSD-AM), do senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) e dos advogados Pierpaolo Bottini e Marco Aurélio Carvalho.

Marina, eleita deputada pela Rede de São Paulo e cotada para assumir uma autoridade nacional para o clima que deve ser criada por Lula, será uma das integrantes do grupo voltado ao Meio Ambiente ao lado dos também ex-ministro da área em gestões petistas Carlos Minc e Izabella Teixeira, entre outros.

Janones, reeleito deputado federal pelo Avante de Minas Gerais e que foi peça relevante na campanha eleitoral de Lula nas redes sociais, fazendo o embate com apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro nessas plataformas, estará no grupo voltado à Comunicação Social ao lado de nomes como os dos jornalistas Florestam Fernandes Júnior, Helena Chagas e Tereza Cruvinel e da ex-deputada federal Manuela D'Ávila.

Também foram anunciados os nomes dos governadores do Pará, Helder Barbalho (MDB), que integrará o grupo voltado a Desenvolvimento Regional, e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que tratará de Transparência.

O senador eleito Camilo Santana (PT-CE), estará ao lado de Barbalho no grupo de Desenvolvimento Regional, assim como o senador reeleito Otto Alencar (PSD-BA) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Além disso, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) estará no grupo de Minas e Energia, enquanto a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) estarão no de Agricultura.

Entre os integrantes do grupo voltado a Relações Exteriores, foram anunciados os nomes dos ex-chanceleres Aloysio Nunes Ferreira e Celso Amorim e do ex-senador Cristovam Buarque. O grupo dedicado ao Trabalho terá, entre outros, os presidentes da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Adilson Araújo; da Força Sindical, Miguel Torres; da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre.

Alckmin anunciou ainda nomes para os grupos que tratarão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Agrário, Pesca, Povos Originários, Previdência Social, Saúde, e Turismo.

(Reportagem de Bernardo Caram e Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024