Relatos de possíveis mísseis russos atingindo vilarejo polonês soam alarme da Otan

Publicado em 15/11/2022 17:50

Por Marek Strzelecki

VARSÓVIA (Reuters) - Duas pessoas morreram em uma explosão em Przewodow, um vilarejo no leste da Polônia perto da fronteira com a Ucrânia, disseram bombeiros nesta terça-feira, enquanto aliados da Otan investigavam relatos de que a explosão teria sido causada por mísseis russos.

A Associated Press noticiou mais cedo um alto funcionário da inteligência dos EUA dizendo que a explosão ocorreu devido a mísseis russos que cruzaram para a Polônia.

Mas o Pentágono disse que não poderia confirmar esse relato.

A Casa Branca também disse que não poderia confirmar os relatos vindos da Polônia e estava trabalhando com o governo polonês para reunir mais informações.

O Ministério da Defesa da Rússia negou relatos de que mísseis russos teriam atingido o território polonês, descrevendo-os como "uma provocação deliberada com o objetivo de agravar a situação".

O ministério russo acrescentou em um comunicado: "Nenhum ataque a alvos perto da fronteira Ucrânia-Polônia foi feito por meios de destruição russos".

O Kremlin não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, convocou uma reunião urgente de um comitê do governo para assuntos de segurança e defesa nacional, disse o porta-voz do governo, Piotr Muller, no Twitter.

O vice-primeiro-ministro da Letônia, Artis Pabriks, disse no Twitter que a Rússia "disparou mísseis que atingiram não apenas civis ucranianos, mas também atingiram o território da Otan na Polônia".

Autoridades da Noruega, Lituânia e Estônia --membros da aliança de defesa da Otan-- disseram que estavam tentando obter mais informações. "Este é um incidente muito sério, mas muito ainda não está claro", disse a ministra das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, segundo a agência de notícias norueguesa NTB.

Os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão comprometidos com a defesa coletiva, e a possibilidade de que a explosão polonesa tenha resultado de um ataque russo intencional ou acidental soou um alarme.

"Cada centímetro do território da #Otan deve ser defendido!", disse o presidente lituano Gitanas Nauseda no Twitter.

A Rádio ZET polonesa informou anteriormente que dois mísseis perdidos atingiram Przewodow, matando duas pessoas, sem dar mais detalhes.

(Reportagem de Marek Strzelecki, Anna Koper, Pawel Florkiewicz; Escrito por Alan Charlish e Cynthia Osterman)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024