Presidente chinês diz a Biden que questão de Taiwan é "primeira linha vermelha" que não deve ser cruzada

Publicado em 14/11/2022 12:00

PEQUIM (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, disse ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante sua primeira reunião presencial desde 2017 que a questão de Taiwan é o cerne dos principais interesses da China e a "primeira linha vermelha" nos laços bilaterais que não deve ser cruzada.

Em uma reunião realizada na ilha indonésia de Bali, a primeira entre os dois líderes desde que Biden se tornou presidente, Xi exortou o líder dos EUA a traduzir os compromissos dos EUA feitos a Pequim em relação a Taiwan em ações concretas.

"A questão de Taiwan está no cerne dos interesses centrais da China, a base da fundação política das relações China-EUA e a primeira linha vermelha que não deve ser cruzada nas relações China-EUA", disse Xi em um comunicado publicado pela agência de notícias Xinhua.

Pequim vê Taiwan como uma parte inalienável da China. O governo democraticamente eleito da ilha autogovernada rejeita as reivindicações de soberania de Pequim sobre ela, enquanto os Estados Unidos têm sido frequentemente acusados ​​pela China de encorajar a independência de Taiwan nos últimos anos.

(Reportagem de Eduardo Baptista)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024