Waller diz que Fed pode reduzir tamanho de altas, mas não irá "aliviar" combate à inflação

Publicado em 14/11/2022 07:57

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve pode considerar abrandar o ritmo dos aumentos de juros em sua próxima reunião, mas isso não deve ser visto como um "abrandamento" em seu compromisso de reduzir a inflação, disse o diretor do banco central norte-americano Christopher Waller no domingo.

Os mercados deveriam agora prestar atenção ao "ponto final" dos aumentos de juros, não ao ritmo de cada movimento, e esse ponto final é provavelmente ainda está longe, disse Waller em resposta a uma série de perguntas sobre política monetária em uma conferência econômica organizada pelo UBS na Austrália. "Depende da inflação."

"Estamos num ponto em que podemos começar a pensar talvez em ir para um ritmo mais lento", disse Waller, mas "não estamos aliviando... Pare de prestar atenção ao ritmo e comece a prestar atenção a onde o ponto final vai estar. Até que a inflação diminua, esse ponto final ainda está longe."

Relatório divulgado na semana passada que mostrou uma inflação mais lenta do que o esperado em outubro foi "uma boa notícia", mas "apenas um dado" que precisa ser seguido por outras leituras semelhantes para mostrar de forma convincente que a inflação está diminuindo, disse ele.

(Reportagem de Howard Schneider)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024