Via fala em avanço inicial de "dois dígitos" nas vendas online e físicas no 4° tri

Publicado em 11/11/2022 16:47

SÃO PAULO (Reuters) - A Via, dona das redes de lojas Casas Bahia e Ponto, enxerga crescimento de "dois dígitos" de suas vendas online, sem contar marketplace, e nas lojas físicas no quarto trimestre até o momento, disse o presidente da companhia nesta sexta-feira.

"O quarto trimestre começou muito melhor do que terminou o terceiro trimestre, estamos experimentando o crescimento de dois dígitos no quarto trimestre no negócio de '1P', online e físico", disse Roberto Fulcherberguer, presidente-executivo da Via, em conferência com analistas.

No marketplace, plataforma para venda de produtos por terceiros, as vendas pelo conceito GMV estão "muito melhores" no quarto trimestre do ano ante o último trimestre, acrescentou.

A Via teve prejuízo de 135 milhões de reais entre julho e setembro, revertendo resultado positivo de 101 milhões registrado no mesmo período de 2021, segundo balanço divulgado na véspera.

A empresa registrou uma queda de 7,6% nas vendas totais no trimestre ante um ano antes, diante de impactos do cenário macroeconômico e de forte base de comparação. Só no marketplace, as vendas caíram 42% pelo conceito GMV, em meio a uma reestruturação do foco do canal, já que a varejista quer elevar vendas em novas categorias para além de seu negócio principal, de bens duráveis.

Por volta de 15h20, as ações da companhia cediam 4,3%, a 2,47 reais cada, enquanto o Ibovespa avançava 1,7%. O índice mostrava certa recuperação após cair mais de 3% na quinta-feira por receio fiscal.

Com relação a margens de lucro, o executivo disse que a companhia, "para um trimestre com Black Friday..., está bastante equilibrada" em termos de rentabilidade.

A Via vai seguir com ritmo de expansão de lojas em 2023, mas "talvez um pouco menos acelerado" até que a situação macroeconômica fique mais clara, segundo Fulcherberguer.

A empresa anunciou na véspera renovação de parceria com o Bradesco para oferta de produtos financeiros, recebendo 350 milhões de reais pela exploração do balcão.

Segundo o presidente da Via, o negócio é um exemplo do objetivo da companhia de desenvolver mais os ativos que possui. Ele citou possíveis avanços nos segmentos de soluções financeiras e logísticas.

(Por Andre Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024