Lucro da Copel cai com menor despacho térmico e efeito da inflação em transmissão

Publicado em 11/11/2022 09:59

  • SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica paranaense Copel registrou um lucro líquido ajustado de 403,4 milhões de reais entre julho e setembro deste ano, 46,9% abaixo do reportado um ano antes, conforme balanço divulgado na noite de quinta-feira.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado recuou 11,8%, para 1,13 bilhão de reais no trimestre.

Os ajustes realizados no lucro líquido e Ebitda refletem principalmente a exclusão do reconhecimento, no terceiro trimestre de 2021, da compensação referente à repactuação do risco hidrológico (GSF). Essa medida, que estendeu a outorga de usinas hidrelétricas da Copel, teve efeito de mais de 1,5 bilhão de reais no resultado de um ano atrás.

O desempenho trimestral da elétrica estatal foi afetado principalmente pelo não acionamento da usina termelétrica Araucária no período, o que reduziu a receita de suprimento de energia, e pelo efeito negativo do IPCA sobre os ativos de transmissão de energia.

Já do lado positivo, a Copel destacou um resultado melhor de sua unidade de distribuição de energia no trimestre, além do impacto positivo da melhora do cenário hidrológico nos ativos de geração.

Em relatório, a elétrica paranaense destacou ainda aquisição, anunciada no mês passado, de complexos de geração eólica da EDP Renováveis. A transação, que somou 1,8 bilhão de reais, envolve parques de geração no Rio Grande do Norte com 260,4 megawatts (MW) de capacidade instalada.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024