Deputados dizem que há clima favorável para aprovar PEC da Transição

Publicado em 10/11/2022 16:01
Texto deve ser apresentado pelo governo eleito para flexibilizar teto de gastos e permitir cumprimento de promessas de campanha

Parlamentares que participaram nesta quinta-feira (10) da reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para debater o governo de transição avaliam que há clima favorável para aprovar a chamada “PEC da Transição”.

O texto, que deve ser apresentado na próxima semana, tem como objetivo permitir que seja aberto um espaço orçamentário para que o novo governo consiga cumprir as promessas eleitorais por meio da flexibilização das regras do teto de gastos em programas de transferências de renda.

O líder da Oposição, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), disse que há chances de a proposta ser aprovada na Câmara. Segundo ele, tanto os parlamentares da legislatura atual quanto os da próxima demonstram um clima favorável para aprovar o texto. “É isso que queremos. Um clima distensionado”, afirmou.

Diálogo
Vice-líder da Minoria, o deputado José Guimarães (PT-CE) destacou que o objetivo é baixar a temperatura e ampliar o diálogo para aprovar a PEC. “O melhor para o País é buscar um amplo consenso na Câmara Federal”, defendeu.

O deputado Alexandre Frota (Pros-SP) declarou que está disposto a ajudar o novo governo para aprovar a proposta. De acordo com ele, há uma sensação de entendimento de que o Brasil progredirá se houver um maior diálogo entre as instituições.

“Temos uma batalha até o dia 17 de dezembro, que é a PEC. Estou à disposição para que a coisas deem certo. Ontem, vimos o Lula fazer em um dia o que o Bolsonaro não fez em quatro anos”, disse o parlamentar.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que o presidente eleito tem trabalhado para aumentar sua base de sustentação no Congresso. Segundo ela, o diálogo de Lula com os atuais congressistas ajuda na aprovação da proposta.

“Vamos receber as orientações para que possamos aprovar a questão do salário mínimo e da transferência de renda. Isso requer um grande diálogo com Câmara e o Senado para mexer no Orçamento”, declarou Benedita.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024