Biden procura construir "piso" para relações com a China em reunião com Xi

Publicado em 10/11/2022 15:28

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, espera construir um "piso" para as relações com a China ao se encontrar com o líder chinês, Xi Jinping, na próxima semana, mas será honesto sobre as preocupações norte-americanas, incluindo Taiwan e direitos humanos, disse uma autoridade do governo nesta quinta-feira.

A Casa Branca disse que Biden conversará com Xi em 14 de novembro nos bastidores de uma cúpula do G20 na Indonésia, o primeiro encontro presencial entre os dois desde que Biden se tornou presidente.

A reunião ocorre enquanto os laços entre as duas potências estão profundamente tensos, particularmente após a viagem da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, em agosto à Taiwan, a ilha democrática autogovernada que Pequim reivindica como seu território.

A autoridade do governo disse que não haverá uma declaração conjunta da reunião, que não está sendo impulsionada por expectativas de acordos específicos.

"O presidente acredita que é fundamental construir um piso para o relacionamento e garantir que existam regras de trânsito que limitem nossa competição", disse a autoridade a repórteres em uma teleconferência sobre o encontro.

"Espero que o presidente seja honesto sobre várias de nossas preocupações, incluindo a atividade da RPC (República Popular da China) que ameaça a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, bem como nossas preocupações de longa data sobre violações dos direitos humanos", disse a autoridade.

Também há expectativa de que a guerra da Rússia na Ucrânia e a questão da Coreia do Norte sejam discutidas, disse a autoridade.

(Reportagem de Nandita Bose, Michael Martina, Steve Holland, David Brunnstrom e Doina Chiacu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024