Minério de ferro cai à medida que problemas de Covid na China se intensificam

Publicado em 10/11/2022 08:48

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura recuaram nesta quinta-feira após um rali de sete sessões, com a China lutando contra uma subida nas infecções por Covid-19, o que levou traders a garantir seus lucros.

O crescimento econômico na China, maior consumidora mundial de minério de ferro e outros insumos siderúrgicos, está atingindo uma lombada no início do quarto trimestre em meio ao agravamento dos surtos de Covid-19, logo após Pequim reafirmar repetidamente sua política de Covid-zero.

No centro manufatureiro de Guangzhou, no sul da China, milhões de moradores foram instruídos na quarta-feira a fazer testes, já que as infecções superaram 2.000 por dois dias consecutivos no pior surto da cidade até agora.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas em queda de 1,4%, a 675,50 iuanes (93,21 dólares) a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência de dezembro caiu 2,9%, a 85,90 dólares a tonelada.

O minério de ferro de Dalian havia alcançando uma máxima de duas semanas na quarta-feira, enquanto o contrato de Cingapura foi negociado perto de 90 dólares a tonelada, apoiados por notícias sobre um suporte de financiamento de bonds para incorporadoras chinesas.

No entanto, o otimismo do mercado em relação ao programa desapareceu rapidamente à medida que os investidores buscavam mais detalhes e mais evidências de apoio a desenvolvedores imobiliários em dificuldades.

Outros insumos siderúrgicos de Dalian também recuaram, com carvão metalúrgico e coque caindo 2,8% e 3,1%, respectivamente.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024