Bosch e IBM unem forças para busca de minerais substitutos para veículos elétricos

Publicado em 09/11/2022 17:23

FRANKFURT/BERLIM (Reuters) - A Bosch formou uma parceria com a IBM para usar computação quântica e tecnologia de simulação para encontrar alternativas às terras raras e metais necessários para veículos elétricos.

Os minerais usados ​​em ímãs de motores elétricos, membranas em células de combustível para tecnologia de hidrogênio, e para a indústria aeroespacial e militar são caros e muitas vezes extraídos de maneiras insustentáveis.

A China fornece 98% da demanda da União Europeia por ímãs feitos de terras raras, e os minerais usados em baterias, como lítio, níquel e cobalto, também são quase inteiramente importados do exterior.

A cooperação em pesquisa usará a computação quântica para explorar quais materiais diferentes podem substituir parcial ou totalmente os usados ​​atualmente, disse o chefe de pesquisa e desenvolvimento corporativo da Bosch, Thomas Kropf.

O objetivo é alcançar resultados em uma década. "Esta tecnologia está prestes a se tornar real", disse Stefan Hartung, presidente-executivo da Bosch.

Ele acrescentou que a Bosch está compartilhando sua experiência na simulação de materiais com a IBM para "áreas de aplicações muito específicas" e, em troca, obteria "indicações mais profundas sobre o poder e a aplicabilidade da computação quântica, incluindo hardware".

A Bosch está investindo 10 bilhões de euros em digitalização e conectividade até 2025, com novas tecnologias focadas em sustentabilidade e mobilidade representando dois terços.

(Por Christoph Steitz e Victoria Waldersee)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024