Aliado de Putin se encontra com líder do Irã e Moscou aprofunda laços com Teerã

Publicado em 09/11/2022 15:18

(Reuters) - Um importante aliado do presidente russo, Vladimir Putin, se encontrou com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, nesta quarta-feira, em uma viagem para aprofundar a cooperação comercial e de segurança, enquanto Moscou busca fortalecer sua economia e revigorar seu esforço de guerra na Ucrânia.

A visita do secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, foi um sinal da crescente importância do Irã como parceiro de apoio e fornecedor de armas em um momento em que Moscou está isolada por sanções ocidentais e enfrenta intensa pressão militar ucraniana.

Com a "operação militar especial" da Rússia na Ucrânia em seu nono mês, Raisi e Patrushev discutiram "várias questões da cooperação russo-iraniana no campo da segurança, bem como uma série de problemas internacionais", disse a agência de notícias Interfax.

A mídia estatal russa informou que Patrushev discutiu a situação na Ucrânia e as medidas para combater a "interferência ocidental" nos assuntos internos de ambos os países com seu colega de segurança iraniano, Ali Shamkhani.

A NourNews, afiliada ao principal órgão de segurança do Irã, disse que Shamkhani pediu laços mais profundos em vários setores, de energia a bancos.

"O Irã dá as boas-vindas e apoia qualquer iniciativa que leve a um cessar-fogo e paz entre Rússia e Ucrânia com base no diálogo e está pronto para desempenhar um papel no fim da guerra", disse Shamkhani.

Kiev e o Ocidente dizem que a Rússia usou drones iranianos Shahed-136 para atingir a infraestrutura de energia ucraniana nas últimas semanas, forçando a Ucrânia a introduzir apagões contínuos nas principais cidades, incluindo a capital, para preservar a energia.

O Irã reconheceu pela primeira vez no fim de semana que forneceu drones a Moscou, mas disse que enviou apenas um pequeno número e que foram enviados antes do início da guerra. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, chamou isso de mentira.

A Rússia acelerou os esforços para construir relações econômicas, comerciais e políticas com o Irã e outros países não ocidentais desde que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, em uma tentativa de destruir o que chama de "hegemonia" dos Estados Unidos e construir uma nova ordem internacional.

(Reportagem de Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024