Ibovespa avança com apoio de Vale, mas incerteza sobre equipe de Lula ainda pesa

Publicado em 08/11/2022 12:40

O Ibovespa ensaiava melhora nesta terça-feira, amparado principalmente na alta da Vale, em sessão com noticiário corporativo intenso, bem como manutenção das dúvidas sobre a equipe ministerial do próximo governo.

Às 12:19, o Ibovespa subia 0,55%, a 115.975,28 pontos. Mais cedo, na mínima, chegou a cair 0,57%, a 114.687,75 pontos. Na máxima, alcançou 116.086,82 pontos. O volume financeiro somava 8,1 bilhões de reais.

A recuperação vem após o principal índice de referência do mercado acionário brasileiro recuar mais de 2% na segunda-feira, entre outras razões pela falta de definições sobre equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para Victor Hugo Israel, especialista em renda variável da Blue3, a bolsa paulista tende a continuar volátil, em razão principalmente de expectativas relacionadas à transição de governo no país, no caso, a falta de anúncios sobre a equipe.

"Inexiste um trajeto ao menos traçado acerca dos nomes que comporão os principais ministérios para o próximo mandato presidencial", afirmou Israel, destacando que isso adiciona incertezas, o que não é positivo para a bolsa.

Nesta terça-feira, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a definição dos nomes que participarão da transição ocorrerá nesta semana, mas que Lula deixou claro que essas pessoas não necessariamente estarão no governo.

Investidores também acompanham a eleição de meio de mandato do Congresso dos Estados Unidos. Em Wall Street, o S&P 500 avançava 0,5%.

DESTAQUES

- VALE ON avançava 2,43%, a 73,62 reais, na esteira de nova alta dos preços do minério de ferro na China, com o contrato mais negociado na bolsa de Dalian atingindo uma máxima de duas semanas com esperanças de flexibilização de restrições relacionadas à Covid-19 no país asiático.

- CSN MINERAÇÃO ON subia 6,56%, a 3,9 reais, beneficiada pela alta do minério, mas também pelo anúncio de que distribuirá 1,76 bilhão de reais aos acionistas em dividendos intermediários e 681,75 milhões de reais em juros sobre capital próprio (JCP).

- CARREFOUR BRASIL ON ganhava 3,32%, a 18,96 reais, após anúncios pelo varejista sobre estudos para separar a unidade de ativos imobiliários, com venda de fatia minoritária, e expansão de abertura de lojas de atacarejo. O rival na área de atacarejo ASSAÍ ON perdia 1,9%.

- TIM ON caía 2,73%, a 13,2 reais, na sequência de lucro praticamente estável no terceiro trimestre, enquanto executivos da empresa de telefonia afirmaram que a companhia deve acelerar investimentos no quarto trimestre para cumprir meta do ano.

- ECORODOVIAS ON cedia 2,89%, a 5,36 reais, reduzindo as perdas que chegaram a superar 8% mais cedo no pior momento, após a administradora de concessões de infraestrutura reportar queda no lucro do terceiro trimestre, com declínio em margem operacional e aumento do endividamento.

- GRUPO SOMA ON subia 1,91%, a 14,4 reais, reagindo ao salto de 59,2% no lucro líquido ajustado do terceiro trimestre ano a ano. Executivos da varejista de moda, porém, afirmaram em teleconferência sobre o balanço que a falta de temperaturas mais alta deve prejudicar a coleção de verão da marca Hering.

- SULAMÉRICA UNIT avançava 1,86%, a 24,65 reais, tendo no radar recomendação pela Superintendência-Geral do Cade para a aprovação, sem restrições, da compra da seguradora pelo grupo de saúde Rede D'Or. QUALICORP, na qual a Rede D'Or também tem participação, subia 4,52%.

- PETROBRAS PN recuava 0,52%, a 27,01 reais, tendo já trocado de sinal mais de uma vez, enquanto segue vulnerável a especulações sobre os potenciais reflexos na petrolífera de controle estatal com a troca do governo a partir de 2023. No exterior, o Brent tinha variação negativa de 0,28%.

- BRADESCO PN caía 1,6%, a 18,46 reais, antes da divulgação do balanço do terceiro trimestre, após o fechamento da bolsa. Projeções compiladas pela Refinitiv apontam lucro líquido de 6,76 bilhões de reais. BTG PACTUAL UNIT <BPAC11.SA>, que reportou lucro recorde mais cedo, cedia 1,6%, a 28,37 reais.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024