Presidente da CMO diz que PEC é única opção para contornar teto sem risco fiscal e jurídico

Publicado em 08/11/2022 12:14

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Celso Sabino (União-PA), afirmou nesta terça-feira que a chamada PEC da Transição é a única opção do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para contornar o teto de gastos sem risco fiscal e jurídico.

"Qualquer iniciativa de furar o teto que não seja através de PEC é submeter o próprio governo antes de ter assumido a um risco jurídico e fiscal muito grande", disse ele, em entrevista à CNN Brasil.

A PEC visa a criar uma excepcionalidade ao teto de gastos para adequar o Orçamento do ano que vem às promessas do próximo governo, como o valor de 600 reais do Auxílio Brasil, e outras despesas que não têm previsão de recursos na peça orçamentária de 2023. Em entrevista à Reuters na semana passada, Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda e um dos conselheiros de Lula, disse que o incremento fora do teto poderia superar 200 bilhões de reais.

Para Sabino, é uma "balela" tentar buscar uma solução para se contornar o teto por meio de uma medida provisória, mesmo que possa haver um parecer do Tribunal de Contas da União respaldando essa saída.

O presidente da CMO disse que a alternativa da MP enfrentaria resistência na comissão que preside. Ele lembrou que quando o governo do presidente Jair Bolsonaro precisou contornar o teto para pagar o Auxílio Emergencial na pandemia e o Auxílio Brasil de 600 reais este ano se valeu de PECs.

O parlamentar disse ainda que não há na peça orçamentária de 2023 outra saída para contemplar as iniciativas do futuro governo.

Sabino vai ter uma reunião às 17h desta terça com o coordenador-geral da transição, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para discutir o assunto.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024