Ações dos EUA fecham em alta com investidores de olho em eleições de meio de mandato
Por Noel Randewich e Amruta Khandekar
(Reuters) - Wall Street fechou em alta nesta segunda-feira, com os investidores se concentrando nas eleições de meio de mandato de terça-feira que determinarão o controle do Congresso dos EUA, enquanto as ações da Meta Platforms saltaram com a divulgação de um relatório de cortes de empregos na controladora do Facebook.
Os republicanos são os favoritos para conquistar a maioria na Câmara dos Deputados nas eleições, com o Senado classificado como uma incógnita por analistas eleitorais apartidários. Os republicanos podem usar a maioria em qualquer uma das câmaras para barrar a agenda do presidente democrata Joe Biden.
"A probabilidade de os republicanos tomarem a Câmara ou o Senado é bastante alta, garantindo, portanto, algum tipo de impasse nos próximos dois anos. Isso provavelmente tiraria da mesa os aumentos de impostos e qualquer tipo de grande gasto potencialmente percebido como inflacionário", disse Ross Mayfield, analista de estratégia de investimentos da Baird.
Meta Platforms saltou mais de 6% após um relatório de que a empresa planeja iniciar demissões em larga escala esta semana. As ações da empresa caíram mais de 70% até agora este ano.
As ações da Microsoft e da Alphabet, controladora do Google, subiram mais de 2% e contribuíram fortemente para o ganho do S&P 500 na sessão.
O foco desta semana também estará nos dados de preços ao consumidor dos EUA para outubro, que serão divulgados na quinta-feira, para obter pistas sobre o quanto os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve dos EUA estão ajudando a esfriar a economia.
O S&P 500 subiu 0,96%, para 3.806,80 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançou 0,85%, a 10.564,52 pontos. O Dow Jones teve alta de 1,31%, para 32.827 pontos.