Inflação é a principal preocupação dos países do G20, mostra pesquisa

Publicado em 07/11/2022 10:33

(Reuters) - Inflação descontrolada, uma crise de dívida em desenvolvimento e problemas de custo de vida representam as maiores ameaças aos negócios dos países do G20 nos próximos dois anos, mostraram nesta segunda-feira dados do Fórum Econômico Mundial.

A inflação subiu para níveis não vistos em várias décadas, levando um terço dos países do G20 a identificar o aumento dos preços como sua principal preocupação, mostrou a Pesquisa Executiva de Opinião realizada pelo Centro para a Nova Economia e Sociedade do Fórum Econômico Mundial.

Embora os bancos centrais em todo o mundo tenham embarcado em uma trajetória de aperto agressivo da política monetária, seus esforços para domar a inflação correm o risco de levar a economia global a uma recessão.

A pesquisa, que ocorre antes da COP27 no Egito e da cúpula do G20 na Indonésia neste mês, também mostrou que as preocupações ambientais ficaram em segundo plano pela primeira vez em anos, à medida que o mundo trata dos problemas socioeconômicos mais imediatos, que vão desde as consequências da guerra na Ucrânia até o custo de vida.

(Reportagem de Manya Saini em Bengaluru e Carolyn Cohn em Londres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024