Barragem de Nova Kakhovka, na Ucrânia, é danificada em bombardeio, diz mídia russa

Publicado em 07/11/2022 08:03

(Reuters) - A barragem ucraniana de Nova Kakhovka, controlada pela Rússia, foi danificada em bombardeios por forças da Ucrânia, segundo agências de notícias russas neste domingo, citando serviços de emergência.

De acordo com a agência de notícias estatal russa TASS, um representante dos serviços de emergência disse que um foguete lançado por um sistema de mísseis Himars, fabricado nos EUA, atingiu a eclusa da barragem e causou danos. O funcionário citado disse que foi uma "tentativa de criar as condições para uma catástrofe humanitária" ao romper a barragem.

As reportagens não forneceram evidências para apoiar a alegação, que não pôde ser verificada imediatamente pela Reuters.

A vasta barragem de Nova Kakhovka, que bloqueia o rio Dnipro a montante de Kherson, onde as forças ucranianas têm avançado, assumiu uma importância estratégica essencial nas últimas semanas.

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia têm desde outubro acusado repetidamente uma à outra de planejar romper a represa com o uso de explosivos, um movimento que inundaria grande parte da área a jusante, o que provavelmente causaria grande destruição em torno da cidade de Kherson.

(Por Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024