Wall St sobe com dados dos EUA apoiando perspectivas de altas menores de juros

Publicado em 04/11/2022 11:44

 Os principais índices de Wall Street subiam nesta sexta-feira, após um pequeno aumento na taxa de desemprego dos Estados Unidos em outubro ofuscar dados que mostraram um forte crescimento na criação de vagas de emprego e alimentar expectativas de que o Federal Reserve possa entregar elevações menores de juros no futuro.

O relatório de empregos fora do setor agrícola do Departamento do Trabalho dos EUA mostrou um aumento na taxa de desemprego para 3,7% no mês passado, de 3,5% em setembro, sugerindo alguma distensão nas condições do mercado de trabalho que pode dar ao Fed cobertura para realizar altas menores de juros no próximo mês.

O documento também mostrou que o salário médio por hora aumentou 0,4% em outubro, contra uma previsão de 0,3%, enquanto 261 mil novos postos de trabalho foram criados, contra a expectativa de 200 mil, após um aumento de 263 mil em setembro.

O relatório foi uma mudança de foco importante para os mercados depois que comentários agressivos do chair do Fed, Jerome Powell, na quarta-feira, estimularam temores de que o banco central norte-americano pudesse continuar aumentando os custos de empréstimos por mais tempo do que o esperado anteriormente.

A leitura vem na esteira de um conjunto de dados conflitantes que, embora apontem para uma desaceleração em certos segmentos da economia, também destacou a resiliência na demanda de trabalho nos Estados Unidos, apesar das medidas agressivas de política monetária do Fed para conter a inflação.

A atenção do mercado agora se voltará para uma leitura chave da inflação prevista para a próxima semana, bem como para as eleições de meio de mandato dos EUA em 8 de novembro, quando o controle do Congresso estará em jogo.

Apesar dos ganhos iniciais, o S&P 500 e o Nasdaq caminhavam para seu primeiro declínio semanal em três semanas por preocupações de que o Fed manterá sua postura agressiva até ver fortes evidências de que as pressões sobre os preços estão diminuindo e o mercado de trabalho esfriando.

O setor de energia estava entre os principais ganhos setoriais no S&P 500, com alta de 1,4%, com os preços do petróleo subindo em meio a avaliação dos investidores sobre as perspectivas de uma flexibilização das restrições à Covid-19 na China. [O/R]

Às 11:35 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 1,63%, a 32.524,02 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 1,43%, a 3.773,17 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 1,36%, a 10.483,82 pontos.

(Reportagem de Shubham Batra, Amruta Khandekar e Sruthi Shankar em Bengaluru; Reportagem adicional de Medha Singh e Ankika Biswas)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024