Safras de grãos da França estão adiantadas frente ao ano passado após clima ameno

Publicado em 04/11/2022 09:26

PARIS (Reuters) – O desenvolvimento das safras francesas de trigo e cevada de inverno estava cerca de uma semana à frente da média de cinco anos em 31 de outubro, disse o escritório agrícola FranceAgriMer nesta sexta-feira, depois que o clima ameno do outono ajudou os agricultores a acelerar o trabalho de campo.

O trigo soft na França, o maior produtor de grãos da União Europeia, emergiu do solo em cerca de 61% da área esperada até 31 de outubro, em comparação com 42% no ano passado e seis dias à frente da média de cinco anos, disse FranceAgriMer em um relatório de safra.

A semeadura de trigo soft ficou em 84% da área esperada do grão para a colheita do próximo ano até segunda-feira, em comparação com 63% na semana anterior e 77% no mesmo período do ano passado, mostraram os dados de progresso da safra de cereais da FranceAgriMer.

A semeadura de cevada de inverno para a temporada 2023/24 estava quase completa, com 93% da área prevista plantada até segunda-feira, contra 80% uma semana antes, disse a FranceAgriMer. O desenvolvimento da cevada estava sete dias à frente da média de cinco anos, em 76%. Isso se compara aos 59% na semana passada e a 60% no ano passado.

A semeadura de trigo durum alcançou 23%, contra 7% na semana anterior. Em 2021, o nível de semeadura também era de 23% nesse mesmo período.

A colheita de milho da safra 2022/23 foi praticamente concluída, com 99% da área cortada até segunda-feira, disse FranceAgriMer. A colheita de milho ficou 28 dias acima do ritmo do ano passado e 18 dias acima da média de cinco anos.

A colheita começou cedo na França após um verão excepcionalmente quente e seco que acelerou o crescimento das plantas.

O clima severo deve levar à menor colheita de milho na França em três décadas.

(Por Sybille de La Hamaide)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024