Safras de grãos da França estão adiantadas frente ao ano passado após clima ameno

Publicado em 04/11/2022 09:26

PARIS (Reuters) – O desenvolvimento das safras francesas de trigo e cevada de inverno estava cerca de uma semana à frente da média de cinco anos em 31 de outubro, disse o escritório agrícola FranceAgriMer nesta sexta-feira, depois que o clima ameno do outono ajudou os agricultores a acelerar o trabalho de campo.

O trigo soft na França, o maior produtor de grãos da União Europeia, emergiu do solo em cerca de 61% da área esperada até 31 de outubro, em comparação com 42% no ano passado e seis dias à frente da média de cinco anos, disse FranceAgriMer em um relatório de safra.

A semeadura de trigo soft ficou em 84% da área esperada do grão para a colheita do próximo ano até segunda-feira, em comparação com 63% na semana anterior e 77% no mesmo período do ano passado, mostraram os dados de progresso da safra de cereais da FranceAgriMer.

A semeadura de cevada de inverno para a temporada 2023/24 estava quase completa, com 93% da área prevista plantada até segunda-feira, contra 80% uma semana antes, disse a FranceAgriMer. O desenvolvimento da cevada estava sete dias à frente da média de cinco anos, em 76%. Isso se compara aos 59% na semana passada e a 60% no ano passado.

A semeadura de trigo durum alcançou 23%, contra 7% na semana anterior. Em 2021, o nível de semeadura também era de 23% nesse mesmo período.

A colheita de milho da safra 2022/23 foi praticamente concluída, com 99% da área cortada até segunda-feira, disse FranceAgriMer. A colheita de milho ficou 28 dias acima do ritmo do ano passado e 18 dias acima da média de cinco anos.

A colheita começou cedo na França após um verão excepcionalmente quente e seco que acelerou o crescimento das plantas.

O clima severo deve levar à menor colheita de milho na França em três décadas.

(Por Sybille de La Hamaide)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta em sessão mais curta por Black Friday
ONS vê reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste em 48,7% ao final de dezembro
Ibovespa mostra fraqueza na abertura sem alívio em preocupação fiscal
Dólar tem leve alta na abertura e volta a ultrapassar R$6,00 após pacote fiscal
Dívida pública bruta fica em 78,6% do PIB em outubro, mostra BC
Índices da China registram ganho mensal com expectativa de dados positivos e estímulos
undefined