Minério de ferro sobe conforme esperanças de reabertura na China persistem

Publicado em 04/11/2022 08:30

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta sexta-feira, solidificando seus ganhos semanais, impulsionados por apostas contínuas de que a China, maior produtora mundial de aço, aliviaria suas rígidas regras de Covid-19 no início do próximo ano, e ainda mais sustentados pela nova retórica pró-crescimento de Pequim.

O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 4,9%, a 662,50 iuanes (91,35 dólares) a tonelada, a caminho de seu primeiro aumento semanal em quatro semanas.

Em outubro, o minério de ferro de Dalian sofreu sua maior queda mensal em 22 meses devido principalmente a uma perspectiva sombria para a demanda chinesa pelo ingrediente siderúrgico.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência de dezembro subiu 5,5%, a 86,20 dólares a tonelada.

A reversão do mercado nesta semana ocorre apesar da Comissão Nacional de Saúde da China ter dito na quarta-feira que o país deve se ater inabalavelmente à política de zero Covid, e as autoridades terem negado o conhecimento de um suposto comitê formado para avaliar a reabertura das fronteiras em março.

“Os rumores da saída da China da estratégia Covid-zero no primeiro trimestre de 2023 estão ganhando força, apesar de o governo os refutar”, disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities.

Além disso, nesta semana, os reguladores chineses declararam que o desenvolvimento econômico continua sendo uma prioridade, buscando acalmar os temores dos investidores estrangeiros de que a ideologia possa ter precedência quando o presidente Xi Jinping estender seu mandato e assumir o controle do novo Comitê Permanente do Politburo.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024