Contração da zona do euro se aprofunda em outubro e recessão é provável, diz PMI

Publicado em 04/11/2022 07:56

LONDRES (Reuters) - A atividade empresarial da zona do euro contraiu no mês passado no ritmo mais rápido desde o final de 2020, pois a alta inflação e os temores de uma crise energética afetaram a demanda, de acordo com uma pesquisa que sugere que o bloco está caminhando para uma recessão.

A inflação nos 19 países que usam o euro subiu mais do que o esperado no mês passado, atingindo 10,7% e mais de cinco vezes a meta do Banco Central Europeu. Assim o BCE deve avançar com mais aumentos das taxas de juros.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto final da S&P Global para a zona do euro caiu para uma mínima de 23 meses de 47,3 em outubro, contra 48,1 de setembro. O resultado ficou um pouco acima da preliminar de 47,1.

Leitura abaixo de 50 indica contração.

"Após um terceiro trimestre fraco de dados do PMI e do PIB oficial, os últimos resultados da pesquisa para o início do quarto trimestre sugerem que a economia da zona do euro está agora caminhando para uma recessão", disse Joe Hayes, economista sênior da S&P Global Market Intelligence.

"A inflação elevada está afetando a demanda e prejudicando a confiança das empresas. Os receios de que a crise energética possa se intensificar durante o período de inverno também estão alimentando a incerteza e pesando na tomada de decisões."

O subíndice de novos negócios caiu para 45,0, de 46,3 em setembro, na leitura mais baixa desde novembro de 2020.

O PMI do setor de serviços caiu para uma mínima de 20 meses de 48,6, contra 48,8 no mês anterior, mas ainda acima da preliminar de 48,2.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024