Rússia alerta embaixadora britânica sobre ataque "perigoso" de drone na Crimeia

Publicado em 03/11/2022 10:30

(Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira que fez um protesto à embaixadora britânica depois de convocá-la sob a alegação de que especialistas britânicos estiveram envolvidos em um ataque de drone ucraniano à frota russa do Mar Negro na Crimeia.

"A diligência enfatizou que tais ações de confronto dos britânicos ameaçam agravar a situação e podem levar a consequências imprevisíveis e perigosas", disse o ministério em comunicado.

A embaixadora Deborah Bronnert chegou ao Ministério das Relações Exteriores pouco depois das 10h30, enquanto uma pequena multidão gritava slogans contra britânicos e segurava cartazes com os dizeres "Reino Unido é um estado terrorista". Ela saiu depois de cerca de 30 minutos.

Não houve comentários imediatos da parte britânica.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a embaixadora seria convocada por conta do ataque de drone de sábado à Crimeia, região que a Rússia anexou unilateralmente da Ucrânia em 2014.

O comunicado observou que o Reino Unido vem treinando militares ucranianos há algum tempo. Afirma que isso incluiu o treinamento de mergulhadores em "habilidades de sabotagem em alto mar".

"Há informações de que a Marinha britânica também transferiu um certo número de veículos submarinos não tripulados para o lado ucraniano", acrescentou.

O Reino Unido nega ter realizado o ataque, mas não esconde o fato de estar ajudando a treinar as forças armadas ucranianas e armando-as.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024