Wall Street fecha em forte baixa após Powell sinalizar que trabalho do Fed não acabou

Publicado em 02/11/2022 17:34

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos terminaram em forte baixa nesta quarta-feira, uma vez que declarações do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, abalaram o otimismo inicial com o comunicado que aumentou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual e sinalizou que aumentos menores podem estar no horizonte.

Em um pregão volátil, as ações inicialmente subiram na esteira do aumento de juros pelo Fed, o quarto dessa magnitude em meio à tentativa do banco central de domar a inflação.

Os juros básicos passaram a uma faixa entre 3,75% e 4,00%, mas o impacto da alta foi inicialmente abrandado por uma nova linguagem que sugere que o banco central está atento ao efeito que suas altas da taxa de juros tiveram sobre a economia.

Os investidores esperavam um aumento de 0,75 ponto e também que o Fed sinalizasse disposição de começar a reduzir o ritmo em sua reunião de dezembro.

Entretanto, declarações do chair do Fed, Jerome Powell, de que é "muito prematuro" estar pensando em pausar as altas derrubaram as ações.

O índice Dow Jones fechou em queda de 1,55%, a 32.147,76 pontos. O S&P 500 perdeu 2,50%, a 3.759,69 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 3,36%, a 10.524,80 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024