FMI nomeia veterana argentina e principal negociadora na Ucrânia como sua nova porta-voz
Por Andrea Shalal
WASHINGTON (Reuters) - A chefe do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, disse nesta quarta-feira que nomeará a economista veterana do FMI Julie Kozack, que agora lidera as negociações do fundo com a Ucrânia, como a principal porta-voz da entidade.
Kozack, que tem um doutorado em economia pela Universidade de Columbia, também supervisionou as negociações do FMI com a Argentina. Ela atualmente é vice-diretora do Departamento Europeu do FMI.
Ela sucede o porta-voz de longa data do fundo, Gerry Rice, que guiou as comunicações do FMI durante crises globais, do derretimento financeiro de 2007-2009 à pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia.
“A estelar carreira de Julie no fundo há mais de duas décadas reflete não apenas sua posição como uma economista e líder institucional de primeira linha, incluindo como chefe de missão e principal negociadora em países em crise de grande importância, mas também suas excepcionais habilidades de comunicação”, disse Georgieva em comunicado no site do Fundo.
Georgieva disse que o pensamento estratégico de Kozack, suas ideias inovadoras e capacidade de construir consenso e relacionamentos, muitas vezes sob “circunstâncias muito desafiadoras”, lhe renderam o respeito de colegas e autoridades externas.
Kozack assume o papel de diretora estratégica de comunicações do fundo no momento em que a guerra da Rússia na Ucrânia, aumento de taxas de juros e altos índices de inflação estão deprimindo o crescimento global, que estava apenas começando a se recuperar da pandemia de Covid-19.
(Reportagem de Andrea Shalal)