Governo da Venezuela e oposição retomarão conversas em breve, dizem fontes

Publicado em 02/11/2022 14:54

Por Marianna Parraga e Mayela Armas e Diego Oré

CARACAS/CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O governo da Venezuela e a oposição do país planejam retomar diálogos no México ainda neste mês, após um longo atraso, e o foco deve recair sobre a negociação de condições para uma eleição presidencial, disseram quatro fontes próximas às conversas.

No ano passado, delegações representando o presidente Nicolás Maduro e a oposição liderada por Juan Guaidó não progrediram em soluções para a profunda crise política do país que alimentou uma onda migratória, às vezes caótica, de mais de sete milhões de pessoas.

“Estamos trabalhando para retomar o processo de diálogo em novembro”, disse uma das pessoas com conhecimento dos acertos.

Maduro e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disseram em um comunicado conjunto na terça-feira que torcem por um “retorno bem-sucedido” aos diálogos.

As novas conversas, novamente facilitadas pelo governo norueguês, envolveriam a eleição, o status de centenas de prisioneiros políticos, sanções dos EUA à Venezuela e um “acordo social” que permitiria a distribuição de três bilhões de dólares em bens e investimentos para auxílio humanitário de um fundo administrado pela ONU.

A retomada do diálogo foi adiada repetidas vezes por divergências sobre os termos, especialmente em relação à eleição, um tópico que pode novamente forçar mudanças de última hora, incluindo a possibilidade de adiar a discussão para uma segunda reunião, disse uma das fontes.

O Ministério da Informação da Venezuela, o enviado da oposição Gerardo Blyde, o governo norueguês e o Ministério das Relações Exteriores do México não responderam ao pedido por comentários em um primeiro momento.

(Reportagem de Marianna Parraga, Mayela Armas, Deisy Buitrago e Diego Ore)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024