Não espere que Putin caia tão cedo, diz autoridade do Ocidente

Publicado em 02/11/2022 12:52 e atualizado em 02/11/2022 13:53

Por Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) - O presidente Vladimir Putin foi enfraquecido por sua decisão de invadir a Ucrânia, mas uma mudança no poder no comando da Rússia é improvável em breve devido à natureza autocrática de seu sistema político, disse uma autoridade do Ocidente nesta quarta-feira.

Putin, líder supremo do Kremlin por mais tempo desde Josef Stalin, domina a Rússia há quase 23 anos desde que Boris Yeltsin lhe deu a pasta nuclear no último dia de 1999.

Após mudanças na Constituição em 2020, alguns observadores russos esperavam que Putin governasse até 2036. Mas a invasão de 24 de fevereiro na Ucrânia mudou as percepções.

"Ele foi enfraquecido por este erro realmente catastrófico", disse a autoridade do Ocidente, que falou sob condição de anonimato a fim de falar livremente.

"Estamos vendo os militares russos serem humilhados no campo de batalha pela Ucrânia".

A autoridade disse que a guerra fortaleceu a condição de Estado ucraniana e provocou um novo alargamento da aliança militar da Otan, enfraquecendo assim Putin, que completou 70 anos em 7 de outubro

"As pessoas podem ver que ele cometeu um grande erro", disse a mesma autoridades. "Eles (os russos) não tinham um Plano B - eles pensavam que isso seria realmente fácil."

"Isso tem que significar que as pessoas estão falando mais sobre sucessão, estão falando mais sobre o que vem depois, estão imaginando uma vida além. Mas o que eu não estou fazendo é sugerir que isso será em breve."

A próxima eleição presidencial da Rússia está marcada para 2024. Putin ainda não disse se vai concorrer novamente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024