Balança comercial brasileira tem superávit de US$3,9 bi em outubro

Publicado em 01/11/2022 15:46

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou superávit de 3,921 bilhões de dólares em outubro, informou o Ministério da Economia nesta quinta-feira, contra saldo de 2,1 bilhões de dólares observados no mesmo mês do ano anterior.

O resultado veio ligeiramente abaixo da expectativa de mercado, segundo pesquisa da Reuters com economistas, que apontava para saldo positivo de 4,2 bilhões de dólares para o período.

O número do mês passado é resultado de 27,299 bilhões de dólares em exportações (alta de 27,1%) e 23,378 bilhões de dólares em importações (crescimento de 19,8%).

A dinâmica das exportações no mês foi explicada por uma alta de 5,7% nos preços dos produtos enquanto o volume vendido subiu 14,4%.

No recorte por atividade econômica, houve avanço nas exportações de agropecuária (+97,0%) e da indústria de transformação (+31,6%). A indústria extrativa, por sua vez, recuou 17,9% no valor exportado.

No mês, o crescimento no valor das importações foi motivado por uma alta de 11,1% nos preços dos produtos e de 6,7% no volume comprado.

No acumulado de janeiro a outubro, o comércio exterior brasileiro registrou um saldo positivo de 51,6 bilhões de dólares, patamar 11,7% menor do que o observado no mesmo período de 2021.

O resultado do ano é fruto de 281,0 bilhões de dólares em exportações (+19,1%) e 229,3 bilhões de dólares em importações (+29,3%).

Em outubro, o Ministério da Economia revisou a projeção para o resultado da balança comercial brasileira no encerramento de 2022, de 81,5 bilhões de dólares para 55,4 bilhões de dólares, diante de um recuo na expectativa para exportações e uma alta na estimativa das importações.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
Dólar devolve ganhos do início da sessão após falas de líderes do Congresso e realização
Pacote fiscal não é "gran finale" de medidas de ajuste fiscal, diz Haddad
Wall St sobe, com vendas da Black Friday e varejistas em foco
Ibovespa ensaia melhora com apoio de Vale, mas sem tirar fiscal do radar
Wall St abre em alta em sessão mais curta por Black Friday
undefined