Ministros do STF ainda discutem sobre encontro com Bolsonaro antes de pronunciamento do presidente

Publicado em 01/11/2022 14:21

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) -Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) discutiam nesta terça-feira a conveniência de participarem de um encontro a convite de Jair Bolsonaro (PL) antes de o presidente se pronunciar sobre o resultado das eleições, disseram à Reuters duas fontes a par do assunto.

Bolsonaro segue publicamente em um inédito silêncio desde o domingo à noite quando a eleição presidencial foi definida com a vitória do candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma das fontes ouvida pela Reuters nesta terça disse que há alguns ministros que defendem que não haja a reunião com Bolsonaro e que ela só ocorra após o chefe do Executivo reconhecer publicamente a derrota para o eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo.

Por isso, as conversas seguem e pode ser até que não ocorra o encontro, disse a fonte.

Um ministro do Supremo que rejeitou participar do encontro com Bolsonaro disse que só iria se tivesse havido um convite institucional e com uma pauta republicana divulgada, segundo outra fonte.

Mais cedo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, havia dito à Reuters que o presidente iria se reunir com ministros do STF e também que ele não vai contestar o resultado das eleições presidenciais.

"Ele está recebendo os ministros do Supremo lá e não vai ter nenhuma contestação de eleição lá, não vai ter nenhuma contestação de eleição", disse Faria.

O ministro havia afirmado ainda que as conversas deveriam seguir durante o dia e que o presidente deveria fazer um pronunciamento até o final desta terça-feira. Havia inicialmente a expectativa de que o presidente fizesse uma declaração na segunda, mas a fala foi adiada.

Procurada, a assessoria de imprensa do STF ainda não confirmou informações sobre o convite para o encontro de Bolsonaro com ministros da corte, nem quem poderiam participar da reunião.

(Reportagem de Ricardo BritoEdição de Alexandre Caverni)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024