Ataques russos deixam muitos ucranianos sem energia ou água

Publicado em 31/10/2022 14:54

Por Pavel Polityuk e Stefaniia Bern

KIEV (Reuters) - As forças russas atacaram usinas hidrelétricas ucranianas e outras instalações de energia na manhã desta segunda-feira em ataques com mísseis que deixaram muitas pessoas sem eletricidade ou água corrente.

Várias explosões abalaram Kiev e uma fumaça preta pairou sobre a capital após ataques de drones e mísseis que o primeiro-ministro, Denys Shmyhal, disse que atingiram 10 regiões ucranianas e danificaram 18 instalações relacionadas principalmente à energia.

Shmyhal disse que centenas de instalações perderam energia em toda a Ucrânia, apesar de a Força Aérea dizer que suas defesas aéreas derrubaram 44 dos 50 mísseis disparados pela Rússia.

Longas filas de água se formaram em algumas partes de Kiev depois que o prefeito Vitali Klitschko disse que 80% dos moradores ficaram sem água e as autoridades locais disseram que 350 mil casas na capital estavam sem eletricidade.

Klitschko disse várias horas depois que 270 mil apartamentos continuavam sem eletricidade e 40% dos moradores ainda não tinham água encanada, e as autoridades anunciaram blecautes de emergência em todo o país para ajudar a economizar energia e realizar reparos.

Uma usina hidrelétrica em Kremenchuk, no centro da Ucrânia, foi atacada, disse o governador regional, e imagens nas mídias sociais mostraram que várias usinas semelhantes foram atacadas em outras partes do país.

A Rússia intensificou os ataques à infraestrutura de energia e cidades desde que culpou Kiev por uma explosão que danificou uma ponte que liga o sul da Rússia à Crimeia anexada. A Rússia diz que atingiu instalações militares e de energia, mas muitos edifícios residenciais foram danificados.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024