Crescimento global do emprego vai "se deteriorar significativamente" neste trimestre, diz OIT
Por Emma Farge
GENEBRA (Reuters) - O crescimento global do emprego "se deteriorará significativamente" neste trimestre, afetado pela turbulência econômica causada pela guerra na Ucrânia e pelo impacto da política monetária mais restritiva sobre o consumo, disse a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta segunda-feira.
Já há sinais de que uma recuperação nas horas trabalhadas globais, vista no início de 2022, foi revertida no segundo e terceiro trimestres, disse o órgão da Organização das Nações Unidas.
No geral, havia 40 milhões de empregos em período integral a menos entre julho e setembro do que no quarto trimestre de 2019, que é usado como nível de referência antes da pandemia da Covid-19, acrescentou a entidade.
“Nas tendências atuais, o crescimento global do emprego se deteriorará significativamente no quarto trimestre de 2022”, disse a OIT em relatório.
A OIT atribuiu a deterioração do nível de horas trabalhadas em meados de 2022 à reintrodução de restrições de saúde pública e consequentes disrupções no mercado de trabalho na China, bem como ao conflito na Ucrânia e às pressões inflacionárias resultantes de interrupções nas exportações de energia e alimentos.
O relatório também disse que o aperto excessivo das políticas monetárias pode causar "danos indevidos a empregos e renda em países avançados e em desenvolvimento".
A OIT alertou para o declínio das vagas de emprego à frente e o aumento do desemprego nos últimos meses do ano. Já há sinais de que o mercado de trabalho esfriou consideravelmente nas economias avançadas, com quedas acentuadas no crescimento de vagas, disse.
(Reportagem de Emma Farge)