Crescimento econômico da zona do euro desacelera com força no 3º tri
BRUXELAS (Reuters) - O crescimento econômico da zona do euro desacelerou acentuadamente no terceiro trimestre, como esperado, mostraram dados preliminares nesta segunda-feira, destacando expectativas de que o bloco monetário cairá em recessão nos próximos trimestres.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, estimou que o Produto Interno Bruto nos 19 países que compartilham o euro subiu 0,2% em relação ao segundo trimestre e 2,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior, como esperado pelos economistas consultados pela Reuters.
Isto se compara a um crescimento trimestral de 0,8% e anual de 4,3% no período de abril a junho, quando a economia da zona do euro começa a sentir o impacto do aumento da inflação, especialmente dos preços da energia, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, e o salto resultante nas taxas de juros.
A Alemanha, a maior economia da Europa, contrariou a tendência e relatou uma ligeira aceleração do crescimento no terceiro trimestre para 0,3%, de 0,1% no segundo trimestre, embora sua economia ainda tenha desacelerado em termos anuais.
Bélgica, Letônia e Áustria já registraram queda trimestral do PIB no período de julho a setembro.
(Reportagem de Jan Strupczewski)