Volkswagen diz que problemas na cadeia de suprimentos chegaram para ficar

Publicado em 28/10/2022 13:43

Por Victoria Waldersee

BERLIM (Reuters) - A Volkswagen avalia que os problemas na cadeia de suprimentos são a nova norma da indústria, mas ainda espera crescimento no mercado de automóveis no próximo ano, já que alguns gargalos de produção devem diminuir.

A montadora reduziu expectativas de vendas este ano para ficarem no mesmo nível de 2021. A previsão anterior era de crescimento de 5% a 10%. Mas a empresa manteve perspectiva da margem de lucro atingir o limite superior da banda de 7% a 8,5% por meio de cortes de custos fixos.

O lucro do terceiro trimestre da companhia estagnou, ficando abaixo do nível anterior à pandemia em 4,3 bilhões de euros. O desempenho foi pressionado por custos relacionados ao IPO da Porsche, suspensão de negócios na Rússia, baixa contábil de uma startup de tecnologia de direção autônoma, bem como problemas com o fornecimento de peças.

A falta de componentes eletrônicos e outras peças críticas significa que a montadora tem 150 mil veículos inacabados em pátios e que está sendo obrigada a estocar suprimentos para se proteger contra mais escassez durante o final do ano, disse o diretor financeiro, Arno Antlitz, a analistas e investidores.

"Desafios para nossa cadeia de suprimentos se tornarão a regra, não a exceção", disse o presidente-executivo da Volkswagen, Oliver Blume. Ele citou ainda barreiras para transferência de tecnologia entre Ocidente e Oriente.

A margem de 6% em todo o grupo foi impulsionada pelas marcas esportivas e de luxo, que são mais capazes de repassar os custos crescentes para os preços do que as marcas de volume cujos compradores são pressionados pela inflação.

A companhia assumiu um encargo não caixa de 1,9 bilhão de euros relacionado à baixa contábil do investimento na Argo AI, uma startup de tecnologia de direção autônoma criada em conjunto com a Ford, mas que vai encerrar operações.

Volkswagen e Ford anunciaram na quarta-feira fim de investimentos no negócio, o que fez a Ford sofrer prejuízo líquido por conta de encargo antes de impostos de 2,7 bilhões de dólares.

A Volkswagen continua comprometida com a direção autônoma de nível 4, e decidirá no próximo mês se avançará na área com um novo parceiro, disse Blume.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024