Índices S&P 500 e Nasdaq caem, mas Dow Jones salta conforme balanços se bifurcam
Por Stephen Culp
NOVA YORK (Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq registraram perdas nesta quinta-feira, conforme investidores digeriam dados econômicos sólidos e uma bateria mista de lucros corporativos.
O índice Dow Jones avançou, sustentado pelos industriais, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq caíram, pressionados pela fraqueza em nomes de peso de tecnologia e nos papéis de megacapitalização adjacentes ao setor na sequência de resultados trimestrais em baixa e orientação negativa.
"Há muita pressão sobre nomes de tecnologia e relacionados à tecnologia, nomes de maior crescimento", disse Tim Ghriskey, estrategista sênior de portfólio Ingalls & Snyder em Nova York. "Por outro lado, você vê muita força em outros setores, em particular produtos básicos de consumo, energia, finanças, industriais e serviços públicos."
A Meta Platforms despencou 24,6% depois que a controladora do Facebook seguiu a tendência definida pela Microsoft e Alphabet, fornecendo orientação futura sombria.
Mas a fabricante de equipamentos pesados Caterpillar reportou lucro trimestral acima do esperado, o que elevou suas ações em 7,7% e deu mais força para o avanço do Dow Jones.
Uma leitura do Produto Interno Bruto do terceiro trimestre mostrando que a economia dos Estados Unidos voltou a crescer no período de julho a setembro, juntamente com o núcleo da inflação trimestral estável ajudaram a aliviar a dor dos balanços.
O índice S&P 500 fechou em queda de 0,61%, a 3.807,30 pontos. O Dow Jones subiu 0,61%, a 32.033,28 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 1,63%, a 10.792,68 pontos.
Entre os 11 principais setores do S&P 500, os industriais tiveram o maior ganho percentual, e os serviços de comunicação, sob o peso da Meta, tiveram a maior queda.