EUA revogam restrições adicionais a exportações brasileiras de aço
O governo dos Estados Unidos revogou medidas restritivas adicionais contra exportações brasileiras de produtos de aço, de acordo com nota conjunta dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores nesta quinta-feira, citando que se trata de decisão do último dia 21.
"A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês) não irá prorrogar as medidas antidumping e compensatórias contra as exportações brasileiras de produtos de aço laminados a quente (“hot-rolled steel flat products”), que estavam em vigor desde outubro de 2016", afirmam os ministérios brasileiros.
Assim, os EUA deixam de cobrar taxas adicionais de até 45,58% --sendo 34,28% de direito antidumping e 11,30% de medida compensatória-- na importação de produtos laminados a quente originários do Brasil.
De acordo com o comunicado, a decisão decorre da conclusão de que a extinção das medidas para as exportações brasileiras não deverá levar à continuação ou à retomada de dano material à indústria dos EUA.
(Por Paula Arend Laier)