Reuters: FHC pede voto em Lula em vídeo e diz que petista melhorará vida das pessoas

Publicado em 27/10/2022 11:22

Por Eduardo Simões

(Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pediu voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, marcado para o próximo domingo, em vídeo divulgado nesta quinta-feira e disse que o petista melhorará a vida das pessoas.

"Meus amigos e minhas amigas, você que melhorou de vida com o real e acredita no Brasil, nessas eleições, não tem dúvida, vote no 13, vote no Lula, porque ele vai melhorar mais ainda a sua vida", afirma FHC, atualmente com 91 anos e que governou entre 1995 e 2002, sendo sucedido por Lula, depois de vencer o petista em duas eleições presidenciais em primeiro turno.

No início deste mês, dias após o primeiro turno da eleição, FHC manifestou apoio a Lula em sua conta no Twitter e, na ocasião, disse que votaria por "uma história de luta pela democracia e inclusão social".

Em 2003, FHC passou a faixa presidencial para Lula, que governaria por dois mandatos até 2010. PSDB e PT polarizaram as disputas presidenciais até 2014. Em 2018, com a vitória de Bolsonaro, a polarização mudou.

FHC e Lula estiveram juntos em episódios históricos da política brasileira, como as Diretas Já, nas greves lideradas por Lula no ABC paulista na década de 1970 e no combate à ditadura militar, que governou o Brasil entre 1964 e 1985 e é elogiada por Bolsonaro, um ex-capitão do Exército.

Além do apoio de FHC, Lula recebeu também o endosso no segundo turno de tucanos históricos, como os senadores José Serra (SP), derrotado pelo petista na eleição de 2002, e Tasso Jereissati (CE). Teve ainda os apoios de economistas envolvidos na formulação do Plano Real --como Pedro Malan, Pérsio Arida e Edmar Bacha-- e de Armínio Fraga, que presidiu o Banco Central durante parte do governo FHC.

Candidato a vice na chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin é um dos fundadores do PSDB, tendo deixado o partido neste ano rumo ao PSB para compor a chapa do petista, depois de perder a eleição de 2006 para Lula representando os tucanos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024