BCE deve aumentar juros e reduzir subsídios bancários

Publicado em 27/10/2022 08:42

Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu aumentará novamente as taxas de juros nesta quinta-feira e, provavelmente, irá cortar um subsídio importante aos bancos comerciais, dando mais um grande passo no sentido de apertar a política monetária para combater a inflação.

Temendo que o rápido crescimento dos preços esteja se tornando arraigado, o BCE já aumentou os juros no ritmo mais rápido de que há registro, e há pouco alívio à vista já que desfazer uma década de estímulo pode muito bem tomar o próximo ano e além.

A expectativa é de que o BCE aumente sua taxa de depósito, que está em 0,75%, em 0,75 ponto percentual - chegando a uma alta acumulada de 2 pontos percentuais em três reuniões - e sinalize que o trabalho ainda não acabou, mesmo que o tamanho dos movimentos seguintes ainda esteja aberto a debate.

Mas em uma decisão potencialmente mais importante, é provável que o banco também dê os primeiros passos para reduzir seu balanço de 8,8 trilhões de euros, inchado por anos de compras de dívida e empréstimos ultrabaratos concedidos aos bancos.

A decisão sobre os juros provavelmente será a parte mais fácil da reunião de quinta-feira.

Ao contrário de setembro, nenhuma autoridade se opôs abertamente à ideia de um aumento de 0,75 ponto nesta quinta-feira, e os mercados precificaram totalmente esse movimento, sugerindo unanimidade, especialmente porque o Federal Reserve também indicou um aumento semelhante.

Mas a presidente do BCE, Christine Lagarde, provavelmente fornecerá apenas uma orientação vaga sobre os movimentos futuros, argumentando que mais altas são prováveis, mas que dados recebidos e novas projeções econômicas em dezembro serão fundamentais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024