Minério de ferro cai abaixo de US$90/t com problemas de demanda na China

Publicado em 27/10/2022 08:35

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura ampliaram as perdas nesta quinta-feira, sendo negociados abaixo de um nível de suporte importante de 90 dólares por tonelada.

A queda nos lucros industriais e os novos lockdowns contra a Covid-19 na China, principal produtora mundial de aço, pesaram fortemente no sentimento.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 4,1%, a 643,50 iuanes (89,29 dólares) a tonelada, depois de atingir mais cedo seu nível mais fraco desde 25 de julho, a 642,50 iuanes.

Na Bolsa de Cingapura, a referência de novembro atingiu a mínima do contrato, a 82,85 dólares a tonelada, uma queda de 4,3%.

Os lucros das empresas industriais da China recuaram 2,3% em janeiro-setembro em relação ao ano anterior, caindo em um ritmo mais rápido, à medida que as dificuldades associadas à Covid-19 e uma queda no setor imobiliário diminuíram a atividade fabril.

Várias cidades chinesas estão dobrando as restrições da Covid-19, vedando prédios e bloqueando distritos para impedir o aumento dos surtos.

O minério de ferro de Dalian caiu cerca de 28% em relação ao pico de junho de 890 iuanes, enquanto o preço spot do minério de ferro com teor de 62% para o material com destino à China caiu para 88 dólares nesta quinta-feira, 4 dólares abaixo do fechamento da véspera, mostraram dados da consultoria SteelHome.

Os problemas do setor imobiliário da China também persistem.

"Apesar de uma melhora gradual e leve nos dados de vendas de imóveis, não acreditamos que a confiança dos investidores vai melhorar tão cedo", disseram analistas do JPMorgan em nota.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024