EUA impõem novas sanções a autoridades iranianas por repressão a protestos

Publicado em 26/10/2022 16:25

Por Daphne Psaledakis

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos colocaram nesta quarta-feira autoridades iranianas, incluindo responsáveis pela prisão de Evin, em Teerã, sob novas sanções devido à censura na internet e repressão a protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini sob custódia policial no Irã.

As sanções, que marcam 40 dias desde a morte de Amini, são a mais recente rodada imposta por Washington ao Irã pela repressão aos protestos, enquanto os Estados Unidos buscam aumentar a pressão sobre Teerã.

"Continuaremos a encontrar maneiras de apoiar o povo do Irã enquanto eles protestam pacificamente em defesa de seus direitos humanos e liberdades fundamentais e, ao fazê-lo, continuaremos a impor custos a indivíduos e entidades no Irã que se envolvem na repressão brutal ao povo iraniano", disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em um comunicado.

O Departamento do Tesouro dos EUA, em comunicado separado, disse que impôs sanções a funcionários do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), incluindo o comandante de sua organização de inteligência, bem como funcionários de prisões provinciais e iranianas e pessoas e entidades ligadas à censura na internet.

A ação desta quarta-feira tem como alvo Hedayat Farzadi, que o Tesouro norte-americano acusou de operar a prisão de Evin como seu diretor. A prisão mantém principalmente prisioneiros políticos, e Washington diz que vários manifestantes foram enviados para lá, onde afirma que foram submetidos a tortura.

Diretores de várias outras prisões no Irã também foram punidos, assim como diretores-gerais de prisões em províncias como o Curdistão.

A missão do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

(Reportagem de Daphne Psaledakis, Tim Ahmann e Rami Ayyub)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024