Chefe do FMI espera que governo do novo premiê britânico mantenha a disciplina fiscal
Por Christian Kraemer
BERLIM (Reuters) - A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse nesta quarta-feira que espera que o novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, guie o Reino Unido em direção à sustentabilidade fiscal e disse que ele está certo em alertar o público sobre decisões difíceis à frente.
Falando à Reuters em Berlim, Georgieva saudou o que ela disse ser a clareza e a atitude construtiva de Sunak, que ela conhece de seu tempo como ministro das Finanças.
Ela espera falar com o recém-nomeado ministro das Finanças, Jeremy Hunt, nos próximos dias.
"O novo primeiro-ministro vem com uma plataforma que ele moldou durante seus dias como ministro das Finanças, e é muito prudente em trazer disciplina fiscal ao Reino Unido", disse ela.
"Eu o escutei atentamente quando falou ao povo britânico, e esta é uma mensagem que deve ressoar em todo o mundo. Estes são tempos difíceis, e tempos difíceis exigem decisões difíceis."
Sunak se tornou o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em dois meses na terça-feira, e prometeu tirar o país de uma profunda crise econômica e reconstruir a confiança na política.
O Reino Unido adiou o anúncio de um plano para reparar as finanças públicas para 17 de novembro, disse Hunt nesta quarta-feira.
(Reportagem de Christian Kraemer)