Perspectivas para eleições de meio de mandato desanimam Casa Branca de Biden

Publicado em 25/10/2022 18:25

Por Trevor Hunnicutt e Nandita Bose e Jeff Mason

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca viu diminuir seu otimismo anterior sobre as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, e agora está preocupada que os democratas possam perder o controle de ambas as câmaras do Congresso norte-americano, dizem funcionários do governo.

Pesquisas recentes mostraram que os democratas, que já tiveram uma vantagem confortável em algumas corridas para o Senado, estão no fio da navalha, e as eleições para o Senado, que foram consideradas disputas entre os dois partidos, agora se inclinam para o lado republicano, à medida em que persiste a inflação alta no país.

A Câmara dos Deputados, que Biden e alguns aliados e conselheiros previram que os democratas poderiam manter no início deste ano, está decididamente balançando para os republicanos, dizem analistas de pesquisas, incluindo o FiveThirtyEight.

Perder o controle de uma ou ambas as casas do Congresso moldará profundamente os próximos dois anos da presidência de Joe Biden, com a expectativa de que os republicanos bloqueiem projetos de lei sobre licença familiar, aborto, policiamento e outras prioridades de Biden enquanto pressionam novas leis para conter a imigração e os gastos, usando o teto da dívida como alavancagem.

Biden previu em maio que seus colegas democratas teriam ganhos tanto na Câmara quanto no Senado, mas reconheceu na semana passada que a corrida ficou mais apertada. "Está indo e voltando com eles à frente, nós à frente, eles à frente", disse Biden, acrescentando que as pesquisas estavam "espalhadas para todos os lados", e que ele achava que elas apontariam para os democratas mais uma vez antes das eleições do dia 8 de novembro.

A Casa Branca, embora realista, aderiu publicamente a essa mensagem de esperança.

"O presidente e seus conselheiros sentem que temos uma forte chance de manter ambas as câmaras e estão focados em fazer todo o possível para capitalizar o quanto os republicanos estão jogando em nossas mãos - inclusive dizendo que sua principal prioridade é piorar a inflação com isenção de impostos para os ricos", disse um conselheiro de Biden em resposta à reportagem da Reuters.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024