Volkswagen diz que escassez na cadeia de suprimentos é a pior já registrada
Por Victoria Waldersee
BERLIM (Reuters) - A Volkswagen está firmando acordos de compra direta de insumos em novas áreas para lidar com a pior crise na cadeia de suprimentos que a empresa já viu, disse o diretor de compras da montadora alemã, Murat Aksel, nesta terça-feira.
A montadora também está montando um banco de dados para ajudar a prever os riscos geopolíticos, naturais e da rede de fornecedores com antecedência, como fez para os riscos financeiros após a crise financeira de 2008, acrescentou Aksel.
"Nós nunca costumávamos conversar com operadores de mineração - agora conhecemos seu modelo de negócios", disse Aksel em uma conferência em Berlim. "Já não é suficiente confiar nos fornecedores de Nível 1 - precisamos olhar por trás das cortinas."
A Volkswagen está vivendo uma mudança de poder de um mercado comprador para um onde a montadora é cada vez mais um cliente menor e menos poderoso para fornecedores em áreas recentemente importantes, como software, disse Aksel na conferência Automobilwoche Kongress.
Outras empresas encomendam um milhão de chips por semana ou dia, enquanto a montadora procura um milhão por ano, disse ele, diminuindo seu poder de negociação.
"Para os fornecedores de software, somos um nome pequeno, não grande", disse ele.
Questionado sobre como ele vê a situação do fornecimento de componentes eletrônicos no momento, Aksel disse que espera alguma flexibilização no próximo ano, mas que a empresa ainda não conseguiu estabilização no fornecimento, com algumas marcas esgotadas para 2023.