Reuters: TSE manda tirar do ar site "Fiscais do Mito"

Publicado em 25/10/2022 11:34

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou nesta terça-feira tirar do ar o site "Fiscais do Mito", que pretendia ajudar a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) buscando, mesmo sem ter qualquer ligação oficial com chapa do candidato, fiscalizar os trabalhos de apuração do segundo turno das eleições, marcado para domingo.

O pedido foi apresentado pela coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao argumentar que a prática é uma "clara ilegalidade", podendo inclusive constituir crime de falsidade de documento particular para fins eleitorais e promoção da desordem dos trabalhos eleitorais.

O site --que já está fora do ar-- propunha que os usuários preenchessem um formulário com dados pessoais para que as pessoas ajudem a fiscalizar a totalização dos votos.

"Assim, tendo a autora expressamente afirmado que o site https://fiscaisdomito.com.br '... não possui qualquer vinculação oficial com a campanha da representante' e que, em 'contato com o representado' ..., este 'se dispôs a vender as informações fraudulentamente captadas, o que foi prontamente repelido pela coligação' , é imperiosa a atuação desta Justiça Eleitoral com vistas a impedir que essa grave conduta --potencialmente violadora de bens jurídicos tutelados pelo direito penal comum e eleitoral-- continue a ser praticada", decidiu o ministro Raul Araújo, do TSE.

Mesmo sem evidências, Bolsonaro tem lançado dúvidas nos últimos anos sobre a segurança e eficácia do sistema de votação em urnas eletrônicas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com  impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
undefined