Confiança do consumidor dos EUA diminui em outubro; expectativas de inflação aumentam

Publicado em 25/10/2022 11:33

WASHINGTON (Reuters) - A confiança do consumidor dos Estados Unidos caiu em outubro após dois meses de aumentos em meio a preocupações com a inflação e uma possível recessão no próximo ano, mostrou pesquisa nesta terça-feira.

O Conference Board disse que seu índice de confiança do consumidor caiu para 102,5 este mês, de 107,8 em setembro. Economistas consultados pela Reuters previam leitura de 106,5.

As expectativas dos consumidores para a inflação em 12 meses subiram para 7,0%, de 6,8% no mês passado. O índice da situação atual da pesquisa, baseado na avaliação dos consumidores sobre as condições atuais dos negócios e do mercado de trabalho, caiu acentuadamente para 138,9, de 150,2 em setembro.

O índice de expectativas, baseado nas perspectivas de curto prazo dos consumidores para renda, negócios e condições do mercado de trabalho, caiu para 78,1 de 79,5 no mês passado. O índice de expectativas permanece abaixo de uma leitura de 80, nível associado a uma recessão e que sugere que os riscos de uma desaceleração podem estar aumentando.

"Olhando para o futuro, as pressões inflacionárias continuarão a representar fortes obstáculos à confiança e aos gastos do consumidor", disse Lynn Franco, diretora sênior de indicadores econômicos do Conference Board em Washington.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com  impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
undefined