Rússia leva alerta sobre "bomba suja" na Ucrânia à ONU

Publicado em 25/10/2022 09:32

Por Michelle Nichols e Pavel Polityuk

NAÇÕES UNIDAS/KIEV (Reuters) - A Rússia redobrou o alerta de que a Ucrânia está se preparando para usar uma "bomba suja" em seu próprio território, uma afirmação descartada pelo Ocidente e Kiev como falsa, e que deve ser levada ao Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira.

Moscou enviou uma carta detalhando suas alegações sobre Kiev às Nações Unidas na segunda-feira, e diplomatas disseram que a Rússia planeja levantar a questão em uma reunião fechada com o Conselho de Segurança nesta terça.

"Vamos considerar o uso da bomba suja pelo regime de Kiev como um ato de terrorismo nuclear", disse o embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao Conselho de Segurança, na carta, vista pela Reuters.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a acusação da Rússia é um sinal de que Moscou - que ameaçou usar uma arma nuclear tática na Ucrânia - está planejando tal ataque e se prepara para transferir a culpa para a Ucrânia.

Com as forças ucranianas avançando para a província de Kherson, ocupada pela Rússia, importantes autoridades russas ligaram para seus colegas ocidentais no domingo e na segunda-feira para expor suas suspeitas.

França, Reino Unido e Estados Unidos disseram que as alegações são "falsas" e Washington alertou a Rússia de que haveria "graves consequências" para qualquer uso nuclear, embora dizendo que ainda não havia sinais disso.

"Haveria consequências para a Rússia se ela usasse uma bomba suja ou uma bomba nuclear", disse o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price. A Casa Branca afirmou que não há indicação de que a Rússia tenha decidido usar uma bomba suja ou qualquer arma nuclear.

"Continuamos não vendo nada sobre preparativos do lado russo para o uso de armas nucleares", disse o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca John Kirby a repórteres.

O Ministério da Defesa da Rússia declarou que o objetivo de um ataque de "bomba suja" da Ucrânia seria culpar Moscou pela contaminação radioativa resultante, para a qual a Rússia começou a se preparar.

A agência nuclear da ONU disse que estava se preparando para enviar inspetores a dois locais ucranianos não identificados a pedido de Kiev, ambos já sujeitos a suas inspeções, em uma aparente resposta à alegação de "bomba suja" da Rússia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024