Confiança do consumidor no Brasil cai em outubro e interrompe 4 meses de altas, diz FGV

Publicado em 25/10/2022 08:23

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança dos consumidores brasileiros interrompeu sequência de quatro altas e recuou em outubro, uma vez que piorou a expectativa para os próximos meses, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta terça-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês recuo de 0,4 ponto, chegando a 88,6 pontos.

Segundo a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt, o resultado aponta uma mudança de comportamento, com melhora das avaliações sobre o momento atual influenciada pelos consumidores de menor poder aquisitivo e uma revisão das expectativas para os próximos meses dos consumidores com maior poder aquisitivo.

O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,2 ponto e foi a 74,5 pontos, maior nível desde março de 2020, mas o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,5 ponto, indo a 98,7 pontos.

"É possível que esse resultado esteja sendo influenciado pelo efeito das transferências de renda, redução da inflação pelo terceiro mês consecutivo e crescimento dos postos de trabalho", explicou Bittencourt.

"Apesar do resultado mais favorável para as classes de renda mais baixa, o endividamento das famílias e as taxas de juros mais elevadas limitam uma recuperação mais robusta”, completou.

 

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com  impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
undefined