Reuters: Alckmin usa redes para defender programa econômico de Lula

Publicado em 24/10/2022 13:28

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Visto como um dos principais elos da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o setor produtivo, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), o candidato a vice na chapa, usou sua conta no Twitter para responder às acusações de que Lula ainda não teria deixado claro seu programa econômico e divulgar pontos da proposta.

"Lula apresentou o programa econômico de forma muito clara. Vou contar aqui o que nós vamos fazer para o Brasil voltar ao caminho do crescimento e da prosperidade. O primeiro ponto é responsabilidade fiscal, que é inegociável", escreveu o candidato à vice.

Lula vem sendo cobrado por diversos meios por supostamente não ter apresentado um programa econômico concreto, apesar de ele mesmo e economistas que auxiliam a campanha terem falado de diversos pontos da proposta petista.

"A agenda econômica de @LulaOficial vai focar na competitividade. Reduzir o custo de produção. Retomar nossa indústria, emprego e renda. Desburocratização e digitalização junto de investimentos em infraestrutura e logística, enfrentando os gargalos do escoamento da nossa produção", escreveu.

Essa é uma área que Alckmin está lidando diretamente. De acordo com uma fonte próxima ao ex-governador, cabe a ele conversar com diversos setores econômicos para colher sugestões de melhoria para o ambiente de negócios e repassar aos organizadores do programa de governo.

Alckmin cita ainda a necessidade de expansão de acordos internacionais para aumentar o investimento estrangeiro, a necessidade de melhorar a educação dos jovens e o acesso ao ensino técnico e superior, para melhorar a empregabilidade.

O ex-governador destaca ainda a reforma tributária e diz que um governo Lula irá adotar a proposta, já tramitando no Senado, de unificar cinco impostos federais em apenas um, o IVA, Imposto sobre o Valor Agregado.

"É por isso que os mais respeitados economistas do Brasil, entre eles, os pais do Plano Real, apoiam @LulaOficial. Vamos ter um novo tripé: credibilidade, estabilidade, previsibilidade", afirmou.

Recentemente, vários economistas ligados ao governo de Fernando Henrique Cardoso e à formulação do plano Real, como Pérsio Arida e André Lara Resende, declararam voto em Lula.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024