Reuters: TSE determina retirada de vídeos sobre fim de reajuste do salário mínimo pela inflação

Publicado em 24/10/2022 11:09

(Reuters) - A ministra Maria Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu liminar pedida pela campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a retirada de vídeos que tratam de um alegado plano de acabar com o reajuste do salário mínimo pela inflação em um eventual segundo mandato do atual presidente.

Na decisão de domingo, a ministra também determina que os perfis do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais, assim como de apoiadores dele, como o deputado federal André Janones (Avante-MG), e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, abstenham-se de veicular notícias com o mesmo teor do vídeo.

Em sua decisão, Maria Isabel Gallotti citou uma publicação no site do Ministério da Economia negando a existência do plano de desvincular o reajuste do salário mínimo da inflação, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo.

"Constato que o sítio do Ministério da Economia divulgou informação de que o salário mínimo e aposentadorias vão subir de acordo com a inflação", escreveu a ministra.

"Nesse cenário, em juízo preliminar, verifico que o conteúdo constante no vídeo... é desinformativo, a legitimar a excepcional intervenção desta Justiça Eleitoral, na condição de garantidora da integridade do ambiente informativo político-eleitoral", acrescentou.

Na semana passada, após a publicação da Folha de S.Paulo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a desindexação do salário mínimo está na pauta, mas negou que o valor seria reajustado abaixo da inflação.

A campanha à reeleição de Bolsonaro também lançou uma "operação bombeiro" e o presidente gravou um vídeo de pouco mais de um minuto em que Bolsonaro acusa a esquerda de espalhar informações falsas.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024