Ações da China caem após equipe de Xi mostrar preocupação com economia
Por Xie Yu e Summer Zhen
HONG KONG (Reuters) - As ações de Hong Kong caíram para mínimas de 13 anos e o iuan onshore despencou para o nível mais fraco em quase 15 anos nesta segunda-feira, quando investidores globais dispensaram ativos chineses depois que a nova equipe de liderança de Xi Jinping levantou temores de que o crescimento será sacrificado por políticas orientadas pela ideologia.
O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 6,4%, registrando seu pior dia desde o ápice da crise financeira global no final de 2008.
Em meio a um recorde de fluxo de saída, o índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em baixa de 2,9%, enquanto o índice de Xangai caiu 2%.
As ações listadas em Hong Kong dos gigantes da tecnologia Alibaba Group e Tencent Holdings Ltd caíram 11%, arrastando o Índice Hang Seng Tech para um recorde de baixa de 9,7%.
Tanto o setor imobiliário quanto o de tecnologia foram alvo de uma regulamentação muito maior sob o presidente Xi, que garantiu um terceiro mandato em Congresso do Partido Comunista no domingo.
Os investidores internacionais estão "entrando na fase de capitulação" em que "simplesmente não querem ter a exposição", disse Andrew McCaffery, diretor global de investimentos da Fidelity International.
O catalisador para a preocupação foi o Congresso do Partido Comunista e a percepção de que não há foco econômico suficiente, disse ele.
Xi garantiu um terceiro mandato sem precedentes após o congresso de uma semana, e introduziu o novo Comitê Permanente do Politburo recheado de legalistas.
As nomeações para o comitê mostraram que a China está passando "do pragmatismo econômico para a ideologia política", disse Ales Koutny, gerente de portfólio de mercados emergentes da Janus Henderson Investors.
"A mensagem aqui é clara: Covid zero lockdowns, agenda de prosperidade compartilhada e restrições setoriais não estão indo a lugar algum", disse ele.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,31%, a 26.974 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 6,36%, a 15.180 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 2,02%, a 2.977 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,93%, a 3.633 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,04%, a 2.236 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,29%, a 12.856 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES permaneceu fechado.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,54%, a 6.779 pontos.