Reino Unido diz que aeronave russa disparou míssil perto de avião britânico sobre Mar Negro

Publicado em 20/10/2022 10:34

LONDRES (Reuters) - Um avião russo lançou um míssil perto de uma aeronave britânica que patrulhava o espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro em 29 de setembro, disse o ministro da Defesa, Ben Wallace, nesta quinta-feira, em aparente acidente e não uma escalada deliberada de tensões.

O Reino Unido condenou a Rússia por invadir a Ucrânia e atingiu Moscou com sanções punitivas ao mesmo tempo em que deu apoio militar e civil a Kiev, e as relações entre os dois países estão em baixa histórica.

Wallace afirmou ao Parlamento que o Reino Unido suspendeu as patrulhas após o incidente e expressou suas preocupações ao ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu. A Rússia respondeu em 10 de outubro dizendo que investigou o caso e culpou um defeito técnico.

"Não consideramos isso uma escalada deliberada dos russos, nossa análise confirmaria que foi um mau funcionamento", disse Wallace ao Parlamento.

"No entanto, é um lembrete de como as coisas podem ser perigosas quando você escolhe usar seus caças da maneira que os russos têm feito por muitos períodos de tempo."

Ele disse que a Rússia reconheceu que o incidente ocorreu no espaço aéreo internacional, acrescentando que as patrulhas foram retomadas, e as aeronaves britânicas agora estão sendo acompanhadas por escoltas de caças.

(Reportagem de Kylie MacLellan e Farouq Suleiman)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024