OEA se reúne na 5ª-feira para "considerar situação" no Peru após suposta tentativa de golpe

Publicado em 20/10/2022 07:59

LIMA (Reuters) - O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reunirá na quinta-feira para "considerar a situação" no Peru após pedido do presidente Pedro Castillo de aplicar a Carta Democrática por uma suposta tentativa de golpe de Estado, em meio a denúncias de corrupção contra ele.

A reunião da OEA, divulgada nesta quarta-feira no site da organização, foi convocada por seu secretário-geral, Luis Almagro, após pedido de Castillo enviado na semana passada, afirmando que com isso busca "preservar as instituições democráticas e o exercício legítimo do poder".

A avaliação da situação no Peru acontecerá no momento em que o procurador-geral peruano apresentou denúncia constitucional contra Castillo no Congresso em 12 de outubro, abrindo uma nova batalha legal que a oposição espera que possa levar à destituição do líder de esquerda.

O presidente peruano, que nega qualquer irregularidade, disse na semana passada em entrevista a jornalistas estrangeiros que a denúncia é uma tentativa de "golpe de Estado" orquestrada pela Procuradoria-Geral e pelo Congresso dominado por partidos de direita.

Castillo enfrenta várias investigações da promotoria, entre elas por supostos crimes de tráfico de influência, obstrução da justiça e direção de organização criminosa.

(Reportagem de Marco Aquino)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024